Páginas

Redes Sociais

.

segunda-feira, novembro 19, 2007

Cheirinho de Castanhas é cheirinho a Lisboa

Em busca de uma reportagem fui caminhar por Lisboa. Não que só uma reportagem justifique fazê-lo...pelo contrário. Desde que me lembro que caminho por Lisboa. Muitas vezes com objectivo, outras vezes sem destino, sempre a observar o que se passa. E Lisboa, nesta altura. sabe mesmo bem.
Procurei uma rua, depois das explicações do H.. A companhia conhecia pior que eu a cidade. Descemos as escadinhas da descida íngreme (será que uma descida também o pode ser?!), quatro, uns atrás dos outros. Tempo apertado, caminhar calmo por constrangimentos alheios. Cheirinho a castanhas assadas, frio na cara (fim de tarde de outono ideal), buzinas, ventinho, semáforos...ui...até arrepia.
Descer pelos restauradores e entrar na rua por onde não se vê o Rossio. Estação do Rossio, toda recuperada e muitoooo bonita...iluminada...que linda que é Lisboa, bolas!
Sobe-se um bocadinho e vejo umas escadas do lado direito que me lembram aquele passeio, algures ainda no Verão.
Seguimos pela rua que sobe para os armazéns. Rua Garret. Só quando chegamos perto da Rua Ivens olho para trás e me apercebo que já há luzes de Natal nos armazéns do Chiado. Alguém pergunta: "Não tinhas reparado?"humm...não (penso: tenho de estar mais atenta, já me escapam evidências).
Corto à esquerda como recomendado. "Depois deves ver um largo"...hum...há uma espécie de rotunda mas os nomes das praças não coincidem...sigo mais rapidamente...porque o tempo passa rápido, principalmente quando se passeia. procuro algum sinal que me diga que vou no caminho certo.Onde está essa rua, Victor Cordon?!
Do lado esquerdo, umas grades que fazem lembrar uma prisão...e...supresa das surpresas...uma das vistas mais bonitas que Lisboa já me deu. Um miradouro ali escondido...
Fim da rua...o primeiro elemento que me diz estar no caminho certo. Há carris de eléctrico na calçada. A campaínha testemunha a evidência. Rua Victor Cordon. Agora só falta encontrar o número da porta e
esperar que seja perto. Mais uma rua a subir...e o eléctrico já passou!!

3 comentários:

Deb disse...

eu diria...
memória descritiva!!!
é(s) mesmo linda, BOLAS PÁ!

Bruno disse...

Não encontraste à primeira esse teu destino... em compensação “perdeste-te” por esta magnífica cidade onde cada recanto e cada virar de esquina é uma verdadeira surpresa!
Acabaste por descobrir essa fenomenal “janela” sobre a cidade... onde viste de frente a fachada da Sé... ao longe o Tejo ... e as cores de uma noite que acabara de cair...

Passeaste com esse “friozinho” de outono na cara... e ainda descobriste um prédio que parece ser grande não em altura...mas em profundidade...

Certo? :) ...
Mas que bem que soube!

Passear por esta cidade neste início de inverno é diferente!! Sabe melhor!!! É gratificante!!!

“Perder-me” assim, também eu gosto!

Beijos!!

Bruno Plácido

Catarina disse...

:) já partilhavas o esconderijo desse miradouro comigo ou não?
Beijos!