Páginas

Redes Sociais

.

quinta-feira, junho 11, 2009

Santos

Veste uma coisa leve para não te pesar o corpo. Já chegam os dias em que te custa subir as escadas depois do dia de trabalho, quando chegas já é noite escura. Hoje vais ser livre. Vais dançar até cair, braços no ar, como se fosses voar. Está calor na rua e é difícil passar por entre as pessoas e reconhecer caras no amontoado de gente que invade Lisboa. Passam-te ao lado conhecidos, que não reconheces porque a noite e a sangria não perdoam. Ou porque não te (re)conheces neles. Explica-me quando foi que subimos pela última vez aquela calçada íngreme e suja. Mostra-me aquela fonte sem te pedir. Dá-me um beijo na testa e agarra-me a mão antes de eu tropeçar, sem querer, naquele ladrilho mais feito. Sabes quantas vezes suspirei por ti? Há qualquer coisa que me fascina. Nesta cidade nossa, é fácil reconhecer-te as curvas pelas caminhadas familiares nas ruas por onde passámos. É fácil recordar-te sempre assim longe. Nunca estiveste aqui e reconheço-te bem. Mesmo que não estejas. Porque na cidade, por estes dias, tens o encanto da coisa essencial. A magia de um entardecer à beira-mar. E o cheiro que o manjerico deixa na minha mão e se entranha, porque nestes dias o calor vem da tua voz gravada. E a Lisboa cinzenta não é feia. Ganha uma tonalidade branca. E uma luz bonita. E encantadora.

6 comentários:

Meg* disse...

E eu que não estou por aí... :(

Podes olhar a cidade por mim, dizer que a adoro, e ouvir em cada música um pouquinho da minha saudade?

*muah*

Anónimo disse...

Aí está uma prespectiva de Santos e de Lisboa que nunca me dei ao trabalho de explorar.
Santos para mim sempre foi um local degradante em que se encontravam "putos" desmaiados em cada esquina com uma garrafa vodka ou cerveja caida... local em que passava para nao ter de pagar as dispendiosas bebidas nas discotecas... apesar de tudo Santos era o local onde me divertia mais. Enfim é sitio de Lisboa, essa Lisboa fantastica defeituosa.

Andreia disse...

Adoro LISBOA porque também fazes parte dela .... :P

Marta Cerqueira disse...

será que o santo antónio também é bipolar?

Catarina disse...

Naquela subida íngreme, reconheceste os passos. As mãos dadas. Não tem nada de mal. Nós somos assim. Seduzidos por memórias. As boas, claro.
Estou aqui. Pronta para te dar as mãos. Para não caíres novamente. Quando te sentires a vacilar, liga-me. A mim. Faz disso uma promessa. E assim poderemos subir as duas a calçada.

Bruno disse...

A minha Lisboa...
A nossa Lisboa...:)

saudadeeeeeeeee